QUEM SOMOS
 
O Município de Matosinhos atribuiu à INDAQUA MATOSINHOS – Gestão de Águas de Matosinhos, S.A. a concessão para exploração dos serviços municipais de distribuição de água e recolha e tratamento de água residuais no concelho de Matosinhos. O contrato de concessão foi assinado no dia17 de setembro de 2007 por um período de 25 anos e o serviço teve início em 1 de março de 2008.

O concelho de Matosinhos tem uma população total de cerca de 169.104 habitantes e representa um dos mais urbanos concelhos do Norte de Portugal, fazendo parte da área metropolitana do Grande Porto. A cidade de Matosinhos faz fronteira com a cidade de Porto e representa, hoje em dia, um importante centro habitacional, comercial e industrial.

Neste concelho estão localizados importantes infraestruturas do país como: o aeroporto internacional do Porto e o porto internacional de Leixões. No sector industrial e comercial, Matosinhos serve de base a importantes indústrias e companhias: a refinaria de Leixões da Petrogal, a indústria da conserva de peixe, a maior empresa portuguesa de produção de cerveja -  a UNICER (Super Bock), o grupo SONAE (centros comerciais, hipermercados, telecomunicações) entre outros.

A INDAQUA Matosinhos tem também um grande plano de investimentos a cumprir, direcionado para a reabilitação urbana, situação típica de um concelho citadino, onde o maior problema é a melhoria das infraestruturas existentes. O investimento em tecnologia é também uma componente relevante no plano de investimentos da INDAQUA Matosinhos:

 ao nível da telegestão de equipamentos, permitindo aos operadores a monitorização do sistema de distribuição e recolha; 
 na criação de um sistema de informação geográfica (SIG), com toda a informação relacionada com o cadastro das infra-estruturas;
 na monitorização da qualidade da água distribuída;
 na monitorização da água tratada na ETAR.
 
Rui Tavares
Diretor Geral 
voltar
Seara.com